Sunday, November 4, 2012

Monteiro Lobato - Sítio do Picapau Amarelo

Para começar as postagens nesse blog, não poderia escolher outro livro a não ser esse...

Para mim, Monteiro Lobato é um dos maiores escritores brasileiros. A coleção do Sítio do Picapau Amarelo marca a história brasileira e, Lobato é o criador de uma Literatura Infantil genuinamente Nacional. Antes dele, as crianças brasileiras tinham acesso apenas a traduções de autores estrangeiros como, por exemplo, os Irmãos Grimm. Isso resultava numa literatura desconectada da realidade brasileira, com elementos alheios à realidade dos brasileirinhos, como neve, nomes, animais e folclore estrangeiros.
Lobato trouxe o nosso folclore à tona, além dos nomes, frutas, animais e linguajar nacionais. Um verdadeiro presente a todos nós e, em especial, às crianças... 
Esse livro, Histórias de Tia Nastácia, foi um dos que me motivou a escrever meu trabalho de Pós-Graduação, no qual defendo a importância dessa personagem na obra de Lobato. O autor tinha um imenso carinho pela Tia Nastácia, tanto que deu a ela o dom da criação (Nastácia criou Emília) e o poder de dominar o fogo (é quituteira de mão cheia e faz deliciosos bolinhos!).
Nesse livro, Tia Nastácia compartilha o folclore e "causos", vindos da tradição oral. Ela é uma singular contadora de histórias que, com sua espontaneidade, brinda os moradores do Sítio do Picapau Amarelo com várias narrações de que ouviu falar. Todos do Sítio a escutam, com atenção e respeito, mas vão sempre comentando o que ouvem e, principalmente a espevitada Emília questiona e discorda de vários pontos das histórias contadas pela querida cozinheira.

No comments:

Post a Comment